A Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) realizou o plantio das sementes das empresas que estão participando do tradicional Dia de Campo de Competição de Cultivares de Soja.
São 16 empresas que estão participando, com 69 materiais ao todo, que serão testados durante o experimento. A área total é de 14,5 hectares e cada material terá uma área útil de colheita de 600 metros quadrados.
O presidente da COOPA-DF, José Guilherme Brenner, lembrou que o Dia de Campo Competição de Cultivares é uma data tradicional da COOPA-DF, é um evento que faz parte do calendário da AgroBrasília, das empresas e, principalmente, dos produtores rurais da região. “É uma maneira de levarmos ao produtor, informações confiáveis, além de mostrar como essas cultivares irão se comportar aqui no nosso ambiente, como vai ser a produtividade, o ciclo, entre outras informações. Nós temos percebido que esse é um evento muito importante para o produtor e que eles tomam a decisão de qual material plantar a partir do que acontece nesse Dia de Campo”, afirmou José Guilherme Brenner.
O agrônomo do departamento técnico da COOPA-DF, Lafayette Machado, ressaltou que, além das variedades de soja, também serão avaliados adubos especiais e que os tratos culturais são realizados da mesma forma para todas as cultivares para que os resultados de produtividades sejam o mais próximo da realidade do produtor. “Esse trabalho é feito para o produtor. Trabalhamos para que o resultado seja o mais imparcial, confiável e isento possível, para que todos os materiais tenham a mesma oportunidade de resposta”, explicou Lafayette.
O Dia de Campo de Competição de Cultivares é realizado sempre no mês de fevereiro e os resultados na AgroBrasília 2023, que será realizada de 23 a 27 de maio. Marque na sua agenda e venha fazer bons negócios!
Ascom COOPA-DF
Comentários
Envie seu comentário