COOPA/DF
Ao completar 43 anos de uma história de lutas e conquistas, hoje com 140 associados, a COOPA-DF expressa seu reconhecimento.
Primeiramente àqueles visionários de 1978, que lançaram os alicerces desta organização. A seguir, todos que, ao longo dessas três décadas, acreditando no cooperativismo como instrumento de promoção social e econômica, cederam seus esforços, dedicação, quem sabe até os melhores anos de suas vidas, fortificando as raízes desta cooperativa e ocupando seu espaço no cenário brasileiro.
1- INÍCIO
Ao surgir no cenário agrícola, a COOPA/DF renovou e fortaleceu a esperança de centenas de produtores que souberam se unir para transformar a realidade em melhores dias para todos, e sempre juntos, construíram uma das mais respeitadas Cooperativas Agropecuária do Distrito Federal, referência em produtividade e qualidade de grãos no país e no mundo.
2 - O CENÁRIO (A terra)
A paisagem para quem chegou e colonizou o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF) e constitui a Cooperativa, era um tanto diferente em formação e clima das do sul do Brasil. Bastante planície, florestas menos densa, com predominância do cerrado, clima tropical (seco e quente), solo era muito pobre e abundância em água (rios e planícies). Hoje o cenário é diferente, depois de muito trabalho de produtores rurais determinados, nossas lavouras são responsáveis por recordes de produtividade de grãos em áreas irrigadas.
3 - O COOPERATIVISMO
O cooperativismo é o instrumento institucional utilizado pelo próprio Estado para o desenvolvimento agrícola. É na COOPA/DF que os produtores, a maioria vindos do sul do país, encontraram razões para se associarem, já que o cooperativismo é uma forma de evitar exploração na cobrança de taxas, comissões para vendas, armazenagem e juros altos. Compreende-se assim que os produtores vêem no cooperativismo instrumentos para viabilizar o seu acesso direto ao mercado de grãos de forma conjunta, participativa e sem exploração. A COOPA/DF, parabeniza a Organização das Cooperativas Distrito Federal (OCDF) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
4 - A SEMENTE DE SOJA
Face a larga experiência dos associados com o cultivo de soja, a necessidade de produzir sementes e a própria exigência do solo na época, a década de 80 foi marcada de forma significativa em seu cultivo. A intensificação do cultivo de soja levou a COOPA/DF a produção de sementes da variedade “soja cristalina”, estimulando com isso novos investimentos como galpões, máquinas e equipamentos, inserção a novas tecnologias e estruturação comercial. A produção de semente de soja cristalina foi o carro-chefe da COOPA/DF nesta década e impulsionou o crescimento local e regional com a abertura de novas áreas agricultáveis no Cerrado brasileiro.
5 - ASSISTÊNCIA TÉCNICA
O Departamento de Assistência Técnica da COOPA/DF fez-se presente desde o início de abertura das áreas do PAD/DF, com a demarcação de terraços, curvas de níveis, uso adequado dos tratores, máquinas e equipamentos, uso de corretivos e a prática do plantio direto. O bom relacionamento dos técnicos e agrônomos com os associados sempre foi o ponto alto da assistência técnica. A viabilização para os associados de linhas de crédito existentes desde a fundação da COOPA/DF, para o bom funcionamento das lavouras e visitas as mesmas, sempre foi o foco do Departamento Técnico da Cooperativa com o cooperado.
6 - O TRIGO
Sempre atentos as novas tecnologias de produção e o uso adequado do solo, no início da década de 90, a COOPA/DF através de seus associados em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA trigo), viabilizaram o projeto das variedades de trigo a serem cultivadas no cerrado e a construção do Moinho de Trigo. Embora houve dificuldades iniciais para adquirir matéria prima de qualidade, a indústria viabilizou-se sendo hoje o diferencial de sobras financeiras na Cooperativa, bem como o grande vilão da rotação de cultura, produtividade e renda aos cooperados. A marca de farinha BURITI, consolidou-se no mercado do DF e Entorno pela sua qualidade diferenciada. Também vale destacar, que a produção de matéria prima é proveniente dos associados, através de cultura do trigo Irrigado.
7 - RESPONSABILIDADE SOCIAL
Com visão de que toda empresa deve estar sintonizada com as demandas da sociedade, a COOPA/DF desde a sua fundação participa de projetos sócias como: moradia e auxílio a saúde dos funcionários, funcionamento da Associação Esportiva e Recreativa a associados e funcionários, apoio ao desenvolvimento comunitário nos núcleos rurais de abrangências dos associados.
8 - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Nosso cooperado mantém-se focado nos novos conhecimentos gerados pela pesquisa ou os novos produtos que estão sendo postos no mercado pelas empresas. A busca constante no emprego das novas tecnologias de produção, fizeram do nosso associado um produtor altamente capaz e competitivo, alcançando os melhores índices de produtividade e qualidade do país em grãos.
9 - A AGROBRASILIA
A COOPA/DF em 2007 definiu a sua grande prioridade a fim de possibilitar seu quadro social e produtores do planalto central o acesso a informação e aos avanços tecnológicos mais rápido.
A AgroBrasília, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, que tem se destacado como celeiro de inovações e realização de negócios, junto às melhores empresas do setor e agricultores em busca de tecnologia, em 2021 foi cancelada devido a pandemia de Covid-19, mas em 2022 será realizada entre os dias 17 e 21 de maio.
Missão: “Atender as necessidades dos associados e clientes, oferecendo serviços e produtos com qualidade e sustentabilidade, por meio de uma gestão empreendedora, de modo que promovam o crescimento socieconômico da região”.
Visão: “Ser reconhecido no agronegócio pela prestação de serviços e produtos de qualidade, com tecnologia e sustentabilidade”.
Valores: Competência, Compromisso, Transparência, Credibilidade e Sustentabilidade.