Recebemos nesta quinta-feira (17), na COOPA-DF, cerca de 70 policiais militares que estão finalizando o Curso de Formação de Praças dos soldados da PMDF.
O objetivo foi mostrar a esses novos policiais um pouco das peculiaridades e da importância da área rural do DF, onde eles poderão atuar após a formação, prevista para 320 novos soldados para corporação em janeiro de 2023.
Segundo dados da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, 70% do território do DF é rural. São cerca de 16 mil propriedades que são assistidas por três companhias do Batalhão Rural, em Brazlândia e Ceilândia, Gama e área Leste.
Segundo a própria Polícia Militar, atualmente seriam necessários mais 30 soldados e 5 oficiais para reforçar as equipes do Batalhão Rural e o objetivo dessas visitas técnicas nas áreas rurais é mostrar aos novos policiais que eles podem fazer parte do Batalhão Rural.
Programa Guardião Rural
Os novos policiais também tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Guardião Rural, que é uma parceria com os moradores e produtores rurais. O programa coloca placas, que identificam que a propriedade faz parte do projeto, funcionam como um auxílio na prevenção de crimes, pois é uma advertência visual que informa que a Polícia Militar está em constante patrulhamento naquele local e que responderá prontamente a qualquer solicitação.
Além do patrulhamento reforçado, os proprietários dos imóveis são incluídos em grupos no whatsapp. Com as informações de cada propriedade, inclusive a localização georreferenciada, há uma maior agilidade no atendimento de emergência nas áreas rurais.
Atualmente 700 propriedades no DF estão cadastradas no programa.
Comentários
Envie seu comentário